sábado, 16 de janeiro de 2010

Entrevista a Tiago Salgueiro (adaptada das perguntas dos alunos da escola EB1 de Jardim – Ferro, 2008/2009.)


Com quantos anos começou a escrever?
Sempre gostei de escrever, mas de uma forma mais séria apenas a partir de 2001 e publiquei o meu primeiro livro em 2002, com o título de O meu Urso.

Ser escritor foi o seu sonho desde pequeno?
Não. O meu sonho era ser arqueólogo, explorador, cientista, super-herói ou, mais tarde, durante a adolescência, futebolista ou atleta de saltos para a piscina. Mas pensando bem, quando era mais novo o que mais gostava de fazer era desenhar e ler. Lia muita banda desenhada.

Quantos livros escreveu?
Até 2009 foram 16 livros.



Alguma vez pensou em deixar de escrever?
Não. Tenho muita vontade de publicar mais livros.

Quantas escolas é que o Tiago já visitou?
Não sei ao certo. Este ano (2009) também já fui a França e fui convidado para ir à Suíça, pois sou co-autor de alguns livros no estrangeiro. Nos últimos 5 ou 6 anos fui a umas 40 escolas.

Que tipo de livros gosta mais de escrever?
Eu gosto, sobretudo, de escrever histórias para crianças e jovens. E gosto que as minhas histórias tenham alguma fantasia, que incluam elementos que não existem na realidade. Assim talvez possam ajudar a estimular a imaginação dos leitores.

Qual é o título do seu primeiro livro?
O meu primeiro livro chama-se O meu urso.

O que faz nos seus tempos livres?
Nos meus tempos livres gosto de ler, de ver cinema, gosto muito de passear com os meus filhos, visitar museus e exposições de ir ao parque da cidade, aos jardins…

Perguntas colocadas por Guilherme e Tatiana (4º ano EB1 de Jardim – Ferro, 2009)

1 comentário: